quarta-feira, 14 de maio de 2014

Caso Estudo 6 Tumor Benigno na Hipófise / Case Study 6 Benign Tumor pituitary incidentaloma

Trabalho de Investigação para o Poster Congresso RIEN 2014

Terapeuta: Débora Armada
Paciente: sexo feminino com 44 anos de idade
Ocupação: assistente de loja
Patologia: Incidentalomas hipófisários ou Tumor benigno na hipófise (<3mm)
Diagóstico: 2012, demonstrado através de uma ressonância magnética de rotina.

Incidentalomas hipofisários ou Tumor Benigno na Hipófise (<3mm): a história natural destas lesões ainda não está completamente estabelecida. Embora sejam tipicamente pequenos (<10mm no seu maior diâmetro) e clinicamente silenciosos, alguns incidentalomas hipofisários podem secretar hormonas ou causar efeitos de massa por compressão sobre estrururas vizinhas. Os incidentalomas hipofisários são, por definição, detectados durante a investigação de sintomas aparentemente não-relacionados à lesão hipofisária. No entanto, um considerável número de pacientes apresentam sintomas discretos atribuíveis a condições patológicas da hipófise, que não tinham sido previamente valorizados. Como por exemplo, a cefaleia, zumbidos, ddéfice visual e paralisisa dos nervos cranianos, bem como a pesquisa de evidências clínicas de hipopituitarismo. Os incidentalomas hipofisários constituem um grupo heterogéneo de patologias, e as recomendações terapêuticas irão variar de acordo com a incidência e a morbilidade endócrina ou neurológica relacionadas à lesão. De toda a forma, um aspecto importante e que deve ser considerado em todos os casos é que o conhecimento da existência de uma massa selar é capaz de provocar considerável ansiedade nos pacientes, podendo resultar em redução da qualidade de vida desses indivíduos.

Sintomatologia: os sintomas apresentados pela paciente são: cefaleias, tonturas e zumbidos nos ouvidos.

Medicação: a paciente não recorre a medicação de forma continuada, apenas quando apresenta alguma ansiedade. Usa um suplemento alimentar (ansioval) que contém substâncias tradicionalmente usadas para promover uma melhoria do sono, diminuir a ansiedade e diminuir a tensão nervosa. Produz sensação de calma, tranquilidade e sono reparador.

Data de início das sessões: 05/11/2013

Tratamento: foram realizadas 15 sessões de reflexologia integrada com a duração de uma hora, com a periodicidade de duas vezes por semana. Durante os tratamentos foram aplicadas técnicas de Relaxamento, Método de Eunice Ingham, Técnicas Avançadas, Su-jok, Técnica Metamórfica, Técnica das vértebras (C1, C5, C7), Moxabustão e Acupressão. Em acupressão foram estimulados os pontos F1, F3, BP6, IG4, B67. Em todas as sessões foram trabalhados com diferentes técnicas os reflexos Sistema Nervoso Central e Periférico, Sistema Endócrino, Pituitária, Fígado, Estômago, Cólon, Rins e Bexiga.

Análise de resultados: Durante todo o processo terapêutico, as técnicas de reflexologia foram aplicadas de forma preventiva e na redução da sintomatologia. Na 1ª sessão a paciente sentiu-se bastante mal, as dores de cabeça pioraram pelo que foi necessário interromper o tratamento e explicar um pouco como funciona o processo da crise curativa ( primeiro piora para depois melhorar). Depois de estar mais calma, a sessão continuou sem qualquer altercação. As técnicas que mais surtiram efeito na paciente fora, as técnicas avançadas em todo o Sistema Nervoso Central, Moxabustão nas áreas reflexas do cérebro, pituitária, fígado, estômago, cólon, rins e bexiga, e na acupressão. As melhorias eram sentidas pela paciente durante a sessão. Notou-se que os sintomas da patologia, tais como as dores de cabeça e a sensação de zumbido nos ouvidos, a partir da 4ªsessão começaram a diminuir. Por consequência as crises de ansiedade passaram a ser menos frequentes, reduzindo assim o número de vezes que a mesma recorreu a medicação.

Conclusão: É possível concluir que os tratamentos de reflexologia ajudaram a paciente a melhorar a sua qualidade de vida. É uma pessoa muito mais calma, lida melhor com a sua patologia e está atenta à progressão da mesma. 


pés na primeira sessão

pés na última sessão

Follow up: Para além das 15 sessões, foi feita uma ressonância magnética para determinar o tamanho do quisto; conclui-se que este, durante o ano 2013 não aumentou a sua massa.

Sem comentários:

Enviar um comentário