segunda-feira, 12 de maio de 2014

Caso 4 - Depressão / Case Study 4 - Depression

Apresentação do Caso 4 do Trabalho de Investigação Poster para o Congresso RIEN 2014

Terapeuta: Noralis Millán ( terapeuta formada pelo CRM desde 2012)
Paciente: sexo feminino com 60 anos de idade
Patologia: Depressão
Diagnóstico: 1998

Depressão: a depressão é uma doença mental que se caracteriza por tristeza mais marcada ou prolongada, perda de interesse por actividades habitualmente sentidas como agradáveis e perda de energia ou cansaço fácil. A depressão é a principal causa de incapacidade e a segunda causa de perda de anos de vida saudáveis entre as 107 doenças e problemas de saúde mais relevantes. Pode ser episódica, recorrente ou crónica, e conduz à diminuição substancial da capacidade do indivíduo em assegurar as suas responsabilidades do dia a dia. Pode durar de alguns meses a alguns anos. Contudo, em cerca de 20 por cento dos casos torna-se uma doença crónica sem remissão. Estes casos devem-se, fundamentalmente, à falta de tratamento adequado.

Sintomas da depressão: A depressão está associada, muitas vezes, a ansiedade e/ou pânico.

Sintomas cognitivos:
  • humor deprimido: desânimo persistente, tristeza, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade, vazio, culpa ou irritabilidade.
  • redução da capacidade de experimentar prazer na maior parte das actividades, antes consideradas como agradáveis;
  • Diminuição da capacidade de pensar, de se concentrar, memorizar ou de tomar decisões.
Sintomas Fisiológicos:
  • fadiga ou sensação de perda de energia;
  • alterações do sono (mais frequentemente insónia, podendo ocorrer também sonolência ou sono interrompido);
  • redução do interesse e prazer sexual;
  • agitação motora, inquietação.
  • alterações dos ritmos circadianos (dormir fora de hora).
Evidências comportamentais:
  • Retraimento social
  • chorar mais e com mais frequência
  • comportamentos suicidas
  • retardo psicomotor e lentificação generalizada, ou agitação psicomotora
  • tentativa de suicídio
  • comportamento auto-destrutivo (auto mutilação)
Sintomatologia apresentada pelo pelo paciente: começou com a depressão anos depois de emigrar, adoeceu e pouco depois volta à Madeira. Poucos meses depois, o marido faleceu, e entrou numa depressão profunda que piorou com o passar dos anos, tendo no presente uma tristeza profunda, apatia, cefaleia, irritabilidade, choro constante.


Medicação: Diazepam (psicofármacos, ansiolítico, sedativo e hipnótico), Venlafaxina (antidepressivo).

Data de início de sessões: 06/11/2013

Tratamento: o plano de tratamento seguido foi de 15 sessões de reflexologia com a duração de uma hora, com a periodicidade de 2 vezes por semana. Durante o tratamento foram aplicadas as técnicas de relaxamento, método de Eunice Ingham, técnicas avançadas, moxabustão, acupressão (pontos BP6, F3), taco podal, colon link, nervos cranianos, técnica de vertebras, aromaterapia (alfazema, eucalipto).

Análise de resultados: durante o tratamento, observou-se logo na primeira sessão resultados positivos; consegue dormir muito bem e toda a noite. Na quinta sessão, onde foi aplicada a técnica das vértebras, as dores de cabeça desapareceram por completo. No finas das 15 sessões, a paciente afirma que as dores de cabeça não voltaram e que estava menos irritadiça. Está muito mais calma e relaxa com mais facilidade.

Conclusão: Os tratamentos de reflexologia ajudaram a paciente a estar mais calma, relaxada e com melhor qualidade de vida, já que um dos sintomas que a perturbava desapareceu por completo (dor de cabeça).
Também ajudou a melhorar outros sintomas não propriamente ligados à patologia, como a prisão de ventre, eliminação/diminuição de depósitos em alguns reflexos, sensação de leveza nas pernas após tratamentos.





Testemunho da paciente: "Quando me fizeram o tratamento fiquei bem melhor das pernas, mais leve e calma, consegui ir melhor à casa de banho e até dormi bem nesses dias."

Sem comentários:

Enviar um comentário