sábado, 10 de maio de 2014

Caso 3 Depressão / Case Study 3 - Depression

Apresentação do Caso 3 do Trabalho de Investigação Poster para o Congresso RIEN 2014

Terapeuta: Carolina Millán ( terapeuta formada pelo CRM desde 2012)
Paciente: sexo masculino com 22 anos de idade.
Patologia: Depressão
Diagnóstico: Outubro de 2013

Depressão: a Depressão considera-se uma patologia com fortes distúrbios afectivos, causando no paciente perda de interesse ou de prazer das actividades habituais, um sentimento de desespero ou abatimento, associado a fadiga ou diminuição de energia, diminuição de concentração, indiferença, desânimo, recolhimento em si próprio e além disso consequente ruminação mental. Em geral, o indivíduo que assim sofre não quer que o ajudem; prefere que sejam os outros a mudar. Pode mesmo ter ideias suicidas. Na conexão directa com o Sistema Nervoso evidencia-se pelas alterações no cérebro do indivíduo deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (serotonina, noradrenalina, e menor proporção de dopamina), substâncias que transmitem impulsos nervosos entre as células.

Sintomatologia: pressão no peito, insónia, necessidade de chorar, diminuição da libido, respiração irregular (originando episódios de asma), necessidade de ficar em casa, apatia para fazer qualquer coisa, ataques de ira.

Medicação: Diazepam (ansiolítico), Montelucaste (antiasmáticos), Loratadinum (anti inflamatório), Fluticasona com Salmeterol (antiasmático e broncodilatador).

Data de início das sessões: 02/11/2013

Tratamento: Foram realizadas 15 sessões de Reflexologia com a duração de uma hora e com a peridiocidade de duas vezes por semana. As técnicas usadas foram: técnicas de relaxamento, método Eunice Ingham em todas as sessões, técnicas avançadas, moxabustão, método Sedona, aromaterapia e Sujok.

Análise de resusltados: Após na primeira sessão o paciente manifestou sentir-se relaxado, causando uma prolongação de sonho. O tratamento de reflexologia podal foi iniciado com técnicas de relaxamento, tratamento ideal, enfatizando na cavidade craniana, ademais, no reflexo na coluna com ambas mãos gerando uma sensação de monotonia e relaxamento. Na sessão nº 9 o paciente manifestou uma crise de asma, trabalhei as técnicas avançadas após o Método de Eunice Ingham, fazendo maior ênfase no reflexo dos pulmões acompanhando com aromaterapia, especificamente (eucalipto e camomila) e o resultado obtido foi positivo, pois já não tinha asma. No final da sessão, e em conversações com o paciente, estando presente a aplicação do Método Sedona, sugerindo aceitação de mudanças internas que beneficiaram uma evolução emocional mais completa. Na sessão nº 13 o paciente manifestou sentir-se muito diferente e com melhor auto estima, expressa haver tido vontade de fazer exercícios, participar em actividades agrícolas e procura trabalho.

Conclusão: os resultados obtidos com Reflexologia foram positivos, recuperou auto estima/confiança, aceitou mudanças e eliminou os maus pensamentos. Expressou vontade de trabalhar e estabilizou o sono. O paciente manifesta querer continuar os tratamentos.






Follow up: A partir da sessão 16 até sessão 28, paciente expressa que sua respiração e ótima, não tem aparecido ataques de Asma. Em relação ao insónia o paciente manifestou ter experimentado sono interrompido e outros días o sono continuou por mais de sete horas. Sente-se mais calmo, apesar de não ter trabalho, tem vontade em manter-se ativo, participando em actividades sociais pela comunidade. Actualmente recebe tratamento reflexológico a cada 15 dias, dizendo: “Nunca ouvi falar de reflexologia na minha vida, aceitei experimentar e agora faz parte da minha vida, estou agradecido”.

Sem comentários:

Enviar um comentário