quinta-feira, 8 de maio de 2014

Caso 1- AVC / Case Study 1 - Stroke

Apresentação de Caso 1 do Trabalho de Investigação Poster para Congresso RIEN 2014

Terapeuta Mónica Baltazar ( terapeuta formada pelo CRM desde 2011)
Paciente: sexo feminino com 67 anos de idade
Patologia: Acidente Vascular Cerebral Isquémico
Diagnóstico: 07/06/2011

Acidente Vascular Cerebral: doença neurológica provocada pela diminuição súbita do fluxo de sangue a uma determinada região do cérebro. Pderá ter como origem o "entupimento" de uma artéria cerebral, ficando impossibilitada a chegada de sangue a essa região do cérebro (AVC isquémico) ou o "rompimento" de uma artéria (AVC hemorrágico). É uma situação de urgência médica e, em Portugal, é a primeira causa de morte.

Sintomatologia: Assimetria facial, tremores em repouso, deglutição comprometida (líquidos), rigidez muscular, lado direito paralisado, dificuldade em abrir o olho esquerdo. Fala comprometida, mau-humor, acessos de choro. Obstipação.

Medicação: Propiltiouracilo (hipertiroidismo), Dicloridrato de trimetazidina ( anti isquémico), Bisoprolol hemifumarato (tratamento de insuficiência cardíaca), Risperidona (tratamento de esquizofrenia), Fluoxetina (antidepressivo), Cloridrato de verapamilo (insuficiência coronária), Atorvastatina (hipercolesterolemia), Diazepam (ansiolítico).

Data de início das sessões: 03/11/2013

Tratamento: Foram realizadas 15 sessões de Reflexologia com a duração de uma hora, com a eridiocidade de 2 vezes por semana. Durante os tratamentos foram aplicadas Técnicas de Relaxamento, Método de Eunice Ingham, Ténicas Avançadas, Técnica Metamórfica, Aromaterapia, Moxabustão e Acupressão.  Em acupressão foram estimulados os pontos F2, F3, B60 e B67.

A paciente, antes do AVC, era uma pessoa muito activa. Tinha sido diagnosticado hipertiroidismo e problemas cardíacos, para os quais estava a ser seguida pelo médico de família. Tinha uma presença forte e era o pilar da família. Emocionalmente, a força que demonstrava à família era uma forma de ultrapassar as muitas dificuldades que viveu ao longo dos anos.

O nosso primeiro encontro foi de descoberta mútua. Aprendemos a comunicar com o passar do tempo, e os momentos de silêncio eram de troca de energia e de paz. Um factor determinante para a evolução da paciente é o envolvimento familiar e a proximidade dos filhos e ama (cuidadora).

pés da paciente na primeira sessão
Análise de Resultados: Em todas as sessões foram trabalhados com diferentes técnicas os reflexos Sistema Nervoso Central e Periférico, Pituitária, Fígado, Estômago, Cólon, Rins e Bexiga.
As mudanças relevantes face ao seu estado foram ao nível do humor (não chorava tanto depois das sessões) e ao nível muscular, tendo feito vários movimentos com a perna direita voluntariamente. As alterações ocorreram logo nas primeiras sessões, sendo que após a terceira sessão cruzou a perna direita sobre a esquerda; na sexta sessão teve espasmos durante todo o tratamento. Depois da nona sessão, dobrou ambas pernas até a zona abdominal, e tentou sentar-se sozinha. à décima sessão moveu a perna direita de um lado para o outro a pedido da terapeuta e abriu completamente o olho esquerdo.

Conclusão: É possível concluir que os tratamentos de Reflexologia ajudaram a paciente a melhorar o seu humor, a aliviar a obstipação e a facilitar os movimentos espontâneos e voluntários com os membros imobilizados pela doença.

Testemunho do Cuidador: " A senhora (...) está muito mais bem disposta, não chora tanto, e nota-se que sorri mais vezes. Na eliminação também está melhor, nas pernas consegue mexer muito mais a perna esquerda sozinha. A nível geral acho que melhorou bastante."




Sem comentários:

Enviar um comentário